terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Comunicação face a face 2

Continuo pesquisando sobre a qualidade da conversa nas empresas. Acabei por encontrar um livro (sempre eles!) fascinante sobre o assunto. Compartilho com vocês: "Conversação" de Theodore Zeldin - eleito um dos cem mais importantes pensadores da atualidade pela Magazine Littéraire e professor convidado em Harvard e na University of Southern California. Já havia lido um outro livro dele ("Uma História Íntima da Humanidade") e agora registro um pequeno trecho, sobre as conversas, a comunicação face a face, nas empresas.

Para pensar em conjunto com os gestores de RH, equipes de endomarketing, lideranças de todas as áreas, algumas das idéias do professor Zeldin:
  • "O que o trabalho faz com nossas conversas e, no processo, o que faz conosco?
  • A boa conversa tornou-se o critério de qualidade dos nossos relacionamentos particulares, e agora também se transformou num aspecto central do nosso trabalho.
  • Cada vez mais, trabalhar consiste em falar.
  • Antigamente, havia cartazes nas fábricas dizendo: "Trabalhe mais. Fale menos." Mas hoje, quando se telefona para alguém no escritório, sempre se encontra todo mundo em reunião.
  • Qual a profissão que pode nos proporcionar as conversas mais encantadoras e surpreendentes?

Nenhum comentário: