terça-feira, 15 de abril de 2008

2020

Navegando pela web dei de cara com a "Being Human: Human-Computer Interaction in the year 2020" uma pesquisa da Microsoft ( http://research.microsoft.com/hci2020/download.html) sobre como os computadores e humanos vão interagir no futuro.

A pesquisa aponta algumas tendências interessantes.Vivemos hoje na chamada Era da Mobilidade, mas em 2020 estaremos na Era da Onipresença com milhares de computadores interagindo com os usuários, em ambientes digitais mais personalizados.

Nesta nova era, seremos cada vez mais capazes de usar aparelhos móveis para interagir com objetos no mundo real, e esses aparelhos serão como “extensões” de nossos braços e nossas mãos. Com o uso de silicone e materiais biologicamente “amigáveis”, novas formas de inputs e outputs implantáveis em nossos corpos deverão existir e facilitar a nossa interatividade neste tempo "hypermegablastercibernético". Um tempo onde, de acordo com a pesquisa, os robôs serão máquinas autônomas com capacidade de aprender por conta própria.

Pela pesquisa da Microsoft, 2020 promete. Imaginar este admirável mundo futuro nos empolga e desafia nossa imaginação. Mas, aqui no Brasil, temos que usar o melhor de nossa imaginação para encontrarmos soluções para problemas urgentes como a epidemia de Dengue e Febre Amarela que já assola vários estados, prejudicando novos negócios e investimentos.


Nenhum comentário: