segunda-feira, 23 de junho de 2008

Starbucks - Velha nova logomarca - 2

A nova marca da Starbucks resgata de maneira mais aparente e completa a figura da sereia. Muito próxima do visual utilizado em 1971, a sereia é a imagem símbolo da companhia porque remete a atributos como magia, encanto, sedução e prazer - exatamente o que o café servido na Starbucks e a experiência de entrar numa loja da rede buscam transmitir aos seus clientes.

O que a Starbucks não contava eram os protestos de um grupo cristão de San Diego, nos EUA, que reclama da posição da sereia. Diz o grupo protestante que o desenho lembra uma mulher de pernas abertas - o que contraria a moral e os bons costumes do grupo.

O quanto estes protestos poderão afetar a rede, só o futuro dirá. De qualquer maneira é bom lembrar: reputação e marca andam juntas e qualquer mudança deve ser sempre muito bem estudada e testada. Prudência ainda é a melhor conselheira.
Enquanto isso, que tal um cafézinho?




Um comentário:

Anônimo disse...

http://comunicadores.info/2011/01/06/o-novo-logo-da-starbucks/

Professor Gaulia, veja no link acima a nova-nova logo da Starbucks redesenhada mais uma vez, num curto espaço de tempo - agora ficou toda verde e sem o STARBUCKS - apenas a sereia!
Abraço grande, professor!