domingo, 29 de junho de 2008

Starbucks - Velha nova logomarca - 3

Blogs, chats e outras ferramentas de comunicação digitais estão sendo usadas cada vez mais por empresas de diferentes setores, tamanhos, estilos.

No processo de se (re) aproximar de seus públicos de interesse e resgatar o princípio básico de "ouvir" o cliente, a Starbucks, por exemplo, lançou um blog para conversar com seus simpatizantes, opositores e demais públicos que visitem este espaço virtual ou frequentem as suas lojas. É o My Starbucks Idea (http://mystarbucksidea.force.com/home/home.jsp) que está aberto para receber idéias, sugestões, votações, discussões.

Evidentemente nunca, nenhuma ferramenta virtual, impressa ou eletrônica vai poder substituir a relação humana. Quando a "hora da verdade" acontecer (aquele momento quando o consumidor está frente a frente com o pessoal de vendas ou do atendimento) é que a satisfação do cliente vai ser garantida ou não, conforme os velhos e bons manuais do marketing nos ensinam. Lei imutável dos negócios, apesar de toda a tecnologia disponível...

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