domingo, 13 de julho de 2008

"Lidere com a linguagem"

Steve Chandler é autor de diversos livros sobre liderança e motivação. É dele o título acima. Formado pela Universidade do Arizona em redação criativa e ciências políticas também é um palestrante bastante solicitado por empresas com grande número de clientes citados na revista Fortune 500.

Em um de seus últimos livros ( "Motivando para o Sucesso") Chandler destaca o uso da linguagem e das palavras diferentes como alavancas de mudança organizacional. Quero destacar aqui dois trechos, pois eles complementam a sequência de posts que tenho feito sobre este tema. Acredito cada vez mais que a comunicação face a face e o uso de palavras novas, ao invés dos jargões corporativos repetidos e viciados, cria realidades novas. Confira:

"As palavras significam coisas. As palavras que formam pensamentos criam algo. As escrituras dizem: "No Princípio era o Verbo". E há muita verdade nisso.
As palavras dão início ao movimento das coisas.
As palavras comunicam imagens, energia, emoções, possibilidades e medos"
"Quando sugerimos palavras diferentes para os gerentes usarem nas reuniões com o seu pessoal, tudo começou a mudar (as equipes vivam resmungando e viviam desmotivadas). Os funcionários se tornaram automotivados. Com o avanço da reviravolta psicológica, os gerentes começaram a abrir as reuniões perguntando se alguém gostaria de fazer um agradecimento - "Quem quer prestar um reconhecimento ou agradecer a alguém agora?" -, e a conversa começou a se inclinar para a valorização,
não mais para as reclamações e críticas."
Se você quer conhecer mais sobre as obras de Chandler, acesse: www.stevechandler.com

Nenhum comentário: