domingo, 14 de setembro de 2008

Inovação: pensando...dentro da caixa!


Escutei mais uma vez, numa conferência, o já batido: “pensar fora da caixa” para traduzir o que as empresas estão buscando: inovação. A tal “quebra de paradigmas” (termo também já bastante conhecido) que muitas organizações perseguem, mas poucas conseguem praticar.

Afinal, inovação exige: abertura mental, colaboração entre diferentes pessoas, visão multidisciplinar e, principalmente, risco. E risco, convenhamos, num mundo inseguro onde os negócios globais estão uma verdadeira briga de cachorro grande, não são fáceis de serem aceitos. Ainda mais como um processo de aprendizado contínuo, de reinvenção do processo de trabalho para se conseguir chegar (ou não) a um patamar original e diferenciado em relação aos concorrentes.

Mas, às vezes, as boas idéias são mais simples do que se imagina. Como por exemplo: fazer melancias...quadradas - como essas aí da foto. E acredite, não são obras de complexa engenharia genética ou complicados sistemas biotecnológicos. São apenas frutas que crescem, desde pequeninas...dentro de caixas! Uma solução de agricultores japoneses para dar mais espaço nas prateleiras de supermercados do país que tem grandes talentos, mas pequeno espaço geográfico.

Inovação, vamos falar mais sobre isso...

Nenhum comentário: