sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Nova campanha.

Já escrevi neste blog sobre o Banco HSBC e o fantástico Blog do CEO que eles possuem, além de outros veículos integrados de comunicação interna como a televisão corporativa e os informativos impressos. São um exemplo e admiro muito a empresa por causa disso e dou os parabéns à equipe e à liderança.

Contudo, a última campanha do HSBC intitulada "Crianças" que está sendo veiculada na tv aberta, para vender previdência privada, me chamou a atenção por outro motivo. É muito provável que eles tenham pré-testado o filme e ele tenha sido aprovado pelos participantes do teste. Mas para mim, aqueles simpáticos velhinhos fazendo uma monte de criancices como cabra cega, luta de espada e outras situações infantis me remeteram mais a um surto de Alzheimer que acometeu os idosos. Eu não fecho um plano de previdência do HSBC para ficar daquele jeito na minha velhice.

Gente, sinceramente, reparem na turma. Precisa apresentar uma velhice "feliz" daquela maneira? Entendo como deve ser difícil aprovar uma campanha, mas nesse caso, sou muito mais a abordagem de um Banco Real que qualifica esse público como pessoas que atingiram a "maturidade". Gente que mantém uma vida útil, produtiva e conectada com o mundo real.
A sensação no "Crianças" é de que a aposentadoria é coisa de gágá, de gente que se infantilizou.
Ora, todo mundo pode ser criança, manter-se sincero, espontâneo, de olhar curioso e vívido para as coisas da vida - isso independe de idade ou da aposentadoria. Acho que acertariam em cheio se os velhinhos estivessem brincando com seus netos - aí, sim, show! Mas do jeito que ficou aquela sequência, causou-me desconforto. Não conheço velhinhos que fazem isso que o filme mostra (mesmo reconhecendo a "licença poética" dos criativos da JWT que bolaram o filme). Acho que foram infelizes na criação.

Confiram, o filme já está no You Tube: http://www.youtube.com/watch?v=LQqaIAAUCwI
E vejam mais, no Portal da Propaganda: http://www.portaldapropaganda.com/

Um comentário:

shirley disse...

Achei seu blog!
Vou visitar sempre.

Eu também achei essa campanha muito estranha e sem propósito. A aposentadoria com bem estar não é voltar à infância, é ter qualidade de vida.
Já outra campanha que usa idosos e crianças eu achei bem legal. É do greenpeace. São idosos com voz de criança, dando a idéia de que as crianças que conhecemos hoje vão nos agradecer no futuro por termos ajudado a preservar o planeta.