terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Comunicação gráfica...


Está valendo de tudo para as organizações e suas equipes se fazerem entender. Li, agora à noite, na revista de bordo TAM Nas Nuvens, matéria sobre Dan Roam, consultor de empresas norte-americano, e seu livro: "The Back of the Napkin: Solving Problems and Selling Ideas with Pictures" (traduzindo: O outro lado do guardanapo - resolvendo problemas e vendendo idéias com figuras).

A obra dá exemplos de empresas como a Microsoft e o Wal-Mart estão traduzindo o pensamento corporativo em imagens com grande eficácia para explicar conceitos novos, inovações ou o funcionamento de sistemas. Ilustrações fáceis de entender, de lembrar e de compartilhar entre as equipes.

Nada de novo para, por exemplo, os publicitários que já faziam seus roughs onde fosse necessário quando as idéias chegavam. Ou mesmo para artistas, que traçavam seus esboços nas toalhas de bares e cabarés. Mas não importa, o que vale é a conexão, o que vale é a... comunicação!

Nenhum comentário: