quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Comunicação e desenvolvimento na ESPM Rio.

Dia 20 de agosto começam as aulas na ESPM Rio sobre Comunicação e Desenvolvimento, na Pós Graduação de Comunicação Integrada. Na verdade, as minhas aulas serão sobre comunicação e sustentabilidade - e como essas duas disciplinas são inseparáveis. E como uma nova comunicação está sendo gerada e implantada (ou não) dentro das organizações humanas.

Porque se olharmos para muitos anúncios que estão por aí, ser sustentável hoje virou um jargão corporativo que está demolindo o verdadeiro sentido do termo. E porque entre os interlocutores que compõem a teia de relações de um negócio e suas diversas conexões, é a comunicação que promove a troca de idéias, experiências e conhecimentos entre os diferentes públicos. O mundo com seus desafios nunca antes sequer imaginados (as mudanças climáticas estão aí para esquentar nossas cabeças pensantes) precisa de comunicação. Pois comunicação é "ação comum", união de pontos distantes, ponte entre corações e mentes.

Através da comunicação podemos esclarecer nossas idéias, nossos propósitos e planos - de maneira transparente (premissa da confiança) e saber o que o outro interlocutor percebe, entende, interpreta, espera. Para mim sustentabilidade começa com essa aproximação, feita pela palavra, pelo diálogo - primeiro internamente, nas empresas, pois tudo começa de dentro para fora senão é como uma embalagem bonita, vazia de conteúdo. E depois expandindo essa onda para o universo externo da organização.

Enfim, mais uma responsabilidade que aparece na minha frente: interagir com alunos e alunas para construir em conjunto um grande curso. Na excelência que a marca ESPM exige.

Um comentário:

Anônimo disse...

Puxa Gaulia,
Muito bom saber que você está dando aula na ESPM. Pena que não foi na época que cursei. Mesmo assim, quero dizer que você foi e continua sendo uma pessoa muito importante no meu crescimento profissional e pessoal. Tudo que aprendi na área de comunicação empresarial foi com você.
Grande Beijo,
Chris