sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Comunicação mais responsável?


Uma pergunta fundamental para os tempos atuais. Não somente para empresas privadas, mas também para empresas públicas, ok?

Mas neste post vou me ater apenas a uma indústria específica: a de bebidas. Como é vender álcool para clientes? Sei que isso passa, de certa forma, pela liberdade de escolha pessoal e que a humanidade sempre "tomou suas biritas". Sei que um chopp gelado no final de uma tarde de verão é realmente um prazer, sei, sei,sei. Mas como seria trabalhar uma comunicação mais responsável desse produto? Porque eu entendo que a publicidade tradicional - apenas como estímulo excessivo ao consumo (e para muita gente o caminho do vício - ops, olha a polêmica!) não tem mais espaço no futuro. É muito complicado ver atletas (como o Cafú ou o Ronaldinho) incentivando a moçada a beber. Quero estimular uma reflexão sobre a comunicação das indústrias de bebidas. Dá para ser sustentável nesse negócio? Dá para ser transparente? Como é que você vê essa questão, meu (minha) prezado (a) leitor (a)?

Um exemplo resgatado do baú da propaganda está no You Tube e é da Seagram´s, de 1973, e outro link bem interessante é patrocinado pela Pernod Ricard, lá fora. Vale acessar os dois:

http://www.acceptresponsibility.org/

http://www.youtube.com/watch?v=saj-PblR2r0

Nenhum comentário: