sábado, 28 de novembro de 2009

“ Quando você olha para fora, você sonha. Quando você olha para dentro, você acorda.”

A comunicação interna nas organizações é ferramenta fundamental nos processos diários de trabalho, seja para o atingimento de metas e objetivos empresarias; nas mudanças culturais; na aproximação de lideranças e subordinados; na integração e na motivação das equipes; nos processos de aprendizado; de gestão do conhecimento e de colaboração entre diferentes times de trabalho com vistas à inovação e à criação de modelos de negócios sustentáveis. Além disso, a sistematização estratégica da comunicação interna é capaz de anular ruídos e falhas causados pela “rádio corredor”.

Essa é a idéia incial para um curso de Comunicação Interna na ABERJE (www.aberje.com.br) que estou tentando viabilizar para 2010. O assunto parece que nunca tem fim: a comunicação interna (diferente do tal "endomarketing") é o centro de atenção primordial das organziações que pretendem dar um salto de qualidade e valor no futuro. Porque tecnologia se compra na esquina, mas equipe engajada, empreedendora e capacitada para enfrentar um mundo de desafios mutantes...só com a comunicação interna servindo como principal ferramenta de gestão.

Ahn, a frase do título é de Carl Gustav Jung, discípulo de Sigmund Freud, psiquiatra e fundador da psicologia analítica. Vejam mais em - http://www.junghouston.org e https://philemonfoundation.org/mission/

3 comentários:

Leo Bragança disse...

Espero q tenha sucesso com o curso, Gaulia, porque a proposta é muito interessante e necessária para que o mercado entende de uma vez por todas essas diferenças. Abraço

Leo Bragança disse...

Espero q tenha sucesso com o curso, Gaulia, porque a proposta é muito interessante e necessária para que o mercado entende de uma vez por todas essas diferenças. Abraço

Luiz Antônio Gaulia. disse...

Obrigado, Leo, vamos torcer - um abraço grande.