sábado, 13 de março de 2010

"Não se pode ir a um lugar bom de um jeito ruim" (*).

Qualquer negócio só pode ser grandioso e ter um verdadeiro sentido através das pessoas. Qualquer negócio só tem valor se respeita, valoriza e reconhece as pessoas. E grandes negócios são triplamente responsáveis pelos destinos de suas equipes, pela repercussão de seus atos dentro e fora da organização e o tipo de relacionamento com seus clientes, sociedade e, claro, meio ambiente. Mas tudo isso só é possível através das pessoas. Porque são as pessoas que fazem o negócio.

Num mundo cada vez mais dominado por resultados, vamos esquecendo que gente é feita de carne, osso e coração. Agimos como se gente fosse objeto descartável. Se reciclamos coisas e produtos, porque não "reciclar" nossos comportamentos e relacionamentos percebendo como estamos contribuindo para um mundo pior ou melhor?

Para um negócio grandioso de fato - porque mais humanizado, como não perceber o caminho que estamos escolhendo? Que eu, você e todos estão escolhendo. Porque o grande mal é o homem comum não acreditar que sua ação tem importância no conjunto final da obra.

Entre seguir como que "maquinizado" e desumanizado ou vivo, consciente e senhor de seus deveres e responsabilidades (bem como direitos) qual é a trajetória para um futuro melhor? Uma escolha diária que faz parte de nossa vida.Porque máquinas e equipamentos a gente compra na esquina, traz da China por um terço do preço. Mas seres humanos não. Máquinas se conectam por fios. Gente se conecta pela conversa, pela relação, pelo sentimento.

E grandes empresas (públicas ou privadas) pecam por suas arrogâncias devido à arrogância de suas pessoas para com outras pessoas. Pecam por suas ações perversas porque suas pessoas estão se comportando de maneira perversa. Por isso, o título acima:como é que você quer ir para um lugar bom no futuro de um jeito ruim no presente?

(*) Frase retirada do livro de Peter M. Senge "A Quinta Disciplina"
(Ed. Best Seller), 25ª edição, Cap. 12 - página 347.

Nenhum comentário: