quarta-feira, 19 de maio de 2010

Comunicação interna: uso de e-mails.

Cinco dicas para usar bem o e-mail, este veículo de comunicação que muitas vezes é um verdadeiro vilão nos escritórios. Além de um vício: já reparou que algumas vezes convidamos para almoçar o colega de trabalho (aquele ali na baia ao lado) por e-mail?

Bom, mas vamos lá...compartilhando:

01 - Seja simpático.
Lembre-se que a palavra escrita é sempre fria e distante quando enviada por este canal eletrônico. Por isso, busque sempre um tom de gentileza.

02 – E-mail com pressa?
Se o assunto é “para ontem”, use o telefone. Ou seja, tente conversar pessoalmente, sempre. Senão, use o telefone. E-mail não é “Ufa, enviei!” e pode não ser lido no tempo da urgência. Só mandar a mensagem não basta pra resolver.

03 - Nunca escreva o texto todo em letra maiúscula.
Mandar e-mails usando apenas letras maiúsculas não é nada recomendável. As palavras em maiúsculo, na internet, significam que você pode estar gritando. Então, cuidado redobrado. Busque ser gentil (dica 01).

04 - Cuidado com a discussão on-line.
Leia sempre o que escreveu antes de enviar. Confira também para quem você está enviando seu e-mail. A interpretação do texto que você escreveu pode dar a maior zebra.
E se você desconfia que a última mensagem enviada gerou algum conflito, pegue o telefone agora e converse com a pessoa. Nada de deixar mal entendidos pela rede.

05 - Não anexe ppts, músicas ou fotos
Pelo amor de Deus: nada de Power Point com musiquinha e poesias intermináveis, foto de bichinho e corrente religiosa no ambiente de trabalho. Deixe isso para seus e-mails particulares – depois de perguntar ao seu destinatário se ele quer receber este tipo de mensagem.

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