quinta-feira, 27 de maio de 2010

Redes sociais.

O diálogo caiu na rede. Saiu da boca das pessoas para o universo digital. A conversa não é mais de mão única. É mão dupla, digo, mão múltipla! Conexões infinitas: opiniões, idéias, interatividade e...influência. Muita influência para o bem ou o mal das marcas.

Quero destacar aqui dois exemplos a respeito dessa dinâmica. Um, quem diria, é do Facebook, que viu surgir nesta semana um boicote por causa das polêmicas sobre a política de privacidade da rede. Mark Zuckberg, o jovem e talentoso CEO, criador do Facebook, não prestou atenção nas conversas, nem escutou a opinião dos usuários. Resultado: já temos o "dia de apagar a conta" - um mega protesto contra a rede.

O motivo da discussão é relativo às questões que envolvem a privacidade dos usuários. Recentemente, algumas alterações do Facebook tornaram públicas informações disponíveis apenas para amigos adicionados. O protesto foi imediato, com mobilização instatânea. É crise na rede. A era do diálogo é assim (aliás, bom título para um livro, não é mesmo?).

Outro exemplo, desta vez certeiro e adequado ao mundo em rede veio da Pepsi. Seguindo uma estratégia crida pela BBDO Argentina, a Pepsi valorizou o consumidor local em detrimento de seu padrão global da marca. Explico: na Argentina, o hábito de pronunciar não "Pepsi" mas "Pecsi" se tornou um case inédito, com um mega movimento de comunicação valorizando o sotaque local. Peças publicitárias trouxeram o nome Pecsi ao invés do nome Pepsi em respeito e reconhecimento ao jeito de ser (e falar) dos argentinos. Bom exemplo de escuta dos consumidores não é mesmo?

E quem quiser ver mais sobre o post acima, basta visitar:

www.quitfacebookday.com

www.facebookprotest.com

www.tomaspecsi.com.ar






3 comentários:

Michel Santos disse...

Oi Gaulia,

Legal seu blog. Parabéns!

Achei excelente estar falando de algo tão importante e útil como as redes sociais. Elas hoje em dia servem tanto para sincronizarmos nossa vida pessoal com a profissional (nessa correria insana que vivemos), como para ser uma forma mais leve e pessoal de nos relacionarmos com todos. Compartilhamos nosso humor, informamos se estamos ocupados em uma reunião, se estamos viajando, mostramos nossas fotos (antes só podíamos fazer o mesmo levando álbuns para os amigos verem) e mil e tantas outras utilidades.

Redes sociais aliviam o estresse e com isso a produtividade até aumenta, se a utilização estiver equilibrada. Mas como sabemos, tudo em excesso é prejudicial, logo com as redes sociais não poderia ser diferente.

Pena perceber que a cultura de grandes empresas ainda continua errada, bloqueando as redes sociais e demonstrando incoerência com sua própria comunicação, que faz uso dessa ferramenta para acessar seus clientes, mas proibe que seus funcionários façam uso da mesma.

Eu me comunico com diversos clientes dessa forma, pois falamos por anos com as mesmas pessoas e conhecemos outras. Participamos de suas vidas, eles participam das nossas vidas. Se isso é bom ou ruim, cada um deveria julgar por si só e não ser limitado por sua empresa.

Fico feliz da minha empresa (Sólida Boutique de Mídia)ser uma empresa a frente de seu tempo e permitir o uso, pois aqui nós temos temos liberdade com responsabilidade.

Para não ficar apenas no discurso, deixo abaixo dois links acerca da mesma matéria, veiculada em grandes veículos de comunicação:

Redes sociais bloqueadas no trabalho: 21% mudaria de emprego

Site: Terra

http://tecnologia.terra.com.br/noticias/0,,OI4450455-EI12884,00-Redes+sociais+bloqueadas+no+trabalho+mudaria+de+emprego.html


Revista: Veja

http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia-tecnologia/cerca-21-trabalhadores-recusaria-emprego-se-uso-redes-sociais-fosse-proibido-563773.shtml


Grande abraço!

Michel Santos

executivo de atendimento
Sólida Boutique de Mídia
(21) 3154-9452

Tatiana Maia Lins disse...

Adorei o exemplo da Pecsi! :-) Vou colocar um link no meu blog para esse post! :-)
Beijo!
Tatiana - www.imagemecomunicacao.com

Blogger disse...

Do you love Pepsi or Coke?
ANSWER THE POLL and you could receive a prepaid VISA gift card!