quarta-feira, 30 de junho de 2010

Encontro ABERJE Rio - Gestão de Crise.

Participei agora do 40 º Encontro ABERJE Rio com organização apoiada pela UNIMED, FIRJAN e pela AMPLA. O tema foi sobre "crise de imagem" com apresentação do case da Air France - Voo AF 447, o quinto maior acidente aéreo da história da aviação.

O case foi apresentado pela Edelman que tem na sua lista de clientes a Air France, a Boeing e a GE - todas empresas ligadas à aviação. O que fica da palestra feita por Marcelo Rodrigues, diretor da Edelman? Resumidamente...

1 - Transparência e rapidez nos posicionamentos oficiais a respeito da crise: coletiva de imprensa e divulgação de boletins permanentemente mesmo que com pouca informação;
2 - Credibilidade: apoio imediato às famílias dos passageiros (público prioritário) com facilitação do trabalho da imprensa;
3 - Abrangência: montagem de núcleos de crise em várias frentes de trabalho: Paris - escritório da empresa; Galeão - aeroporto Tom Jobim; Edelman - escritório da agência e núcleo de equipe no hotel (alugado pela AF para receber as famílias das vítimas);
4 - Sincronismo e atividade 24 horas: alinhamento e sincronicidade de envio de releases e informações para a imprensa nacional e internacional com monitoramento das redes digitais.

O acidente fez um ano. E como disse Marcelo Rodrigues: " Como é viver depois da crise? Se vive com ela para ela o resto da vida - como uma cicatriz. Mas o modo como se gerencia a crise em seu momento mais forte determina o futuro da marca.

Nenhum comentário: