sexta-feira, 9 de julho de 2010

No ambiente empresarial, o que é comunicação?

Recebi um pedido de uma aluna da Ceunsp (SP)para responder algumas perguntas sobre comunicação...vamos lá, compartilhando com vocês:

_No ambiente empresarial, o que é comunicação?

No ambiente empresarial, assim como em qualquer organização humana a comunicação é antes de tudo sinônimo de relacionamento, interação. Capacidade de ação conjunta, de diálogo e colaboração. Comunicar neste caso não é informar (entregar dados) – mas possibilitar o contato, o entendimento, a compreensão das opiniões alheias. Comunicação é a construção de pontes entre pessoas que pensam de maneira diferente.

_Qual o papel da comunicação corporativa?

A comunicação corporativa ganha cada vez mais destaque no cenário empresarial: ela é a base que sustenta a reputação da marca, organiza processos relacionais. Utilizada de maneira estruturada e estratégica ela é uma alavanca de geração de valor.

_O departamento de marketing é importante numa grande empresa? Por qual razão?

"Fazer mercado" é uma premissa importante, mantê-lo e expandi-lo pode ser a meta, o objetivo. As ferramentas do marketing são, desta forma, primordiais numa empresa. O marketing é a disciplina que pode permitir a diferenciação de um serviço do outro, de um produto. Na conquista de vantagens competitivas e no encantamento dos clientes.

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