terça-feira, 3 de agosto de 2010

Comunicação integrada na ESPM.


Dar aulas é aprender, só que ao contrário. Calma, explico. Quando uma turma se mostra interessada, inteligente e curiosa, como a comunicação social exige, a dedicação do professor se multiplica. Não cabe ao professor entregar uma série de conceitos ou simplesmente passar infomações. Cabe, na verdade, ao tentar instigar e convocar os alunos a descobrirem seus potenciais, conectar o brilho nos olhos e o entusiasmo com a arte do fazer, do realizar. Tudo costurado por um coração em sintonia com a mente. E o espírito. Se tivermos a técnica, que seja através de um humanismo responsável: com respeito, gentileza, afeto. Sempre com muito cuidado para que a técnica não domine seu criador, nem o robotize.

Como professor não devo ser um "entregador da pizza do conhecimento": se paguei por ela, eu quero devorá-la. Minha busca é ser um portador de estímulos para a autodescoberta de meus alunos e alunas. Como professor devo ser um intervalo. Como escreveu Fernando Pessoa:"Um intervalo entre o meu desejo e aquilo que os desejos dos outros fizerem de mim".

A foto deste post é uma homenagem aos meus alunos e alunas da ESPM e ao Gabriel Rossi que gentilmente aceitou participar de uma das aulas e conversar sobre branding digital - tema que domina.

5 comentários:

Tatiana Maia Lins disse...

Acordar antes das 6h às quintas-feiras tem sido super fácil! Porque sinto sintonia entre a mente e o espírito!
OBRIGADA, Mestre! :-)

Anônimo disse...

Gaulia,

Foi um prazer imenso.

Obrigado a você e toda turma.

Abraços fortes do seu amigo

Gabriel Rossi

Buenavila disse...

Gaulia, obrigado! Acredito honestamente que você é um dos caras que personifica o lado humano da comunicação. Estamos precisando disso, mesmo! Abraço!

Anônimo disse...

Gaulia,

Sou estudante de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco e estou escrevendo meu projeto de monografia na área de Comunicação Interna (Comunicação Interna como ferramente de gestão). Infelizmente estou tendo dificuldades para encontrar bibliografia, você poderia me ajudar? Escrevi o pré-projeto, mas preciso ainda delimitar um pouco meu campo de pesquisa.

Meu email é o nara_tavares@hotmail.com - tentei me comunicar com você pelo email disponível no blog, mas não consegui.

Muito obrigada,

Nara Tavares.

Ricardo disse...

Olá,


Meu nome é Ricardo, trabalho na Produção On-Line do Avesso, uma TV 2.0 que mostra os bastidores da comunicação. ( www.avesso.com.br).

Fiz uma visita ao blog, parabéns pelo trabalho.

Nós desenvolvemos parcerias com diversos blogs da área de comunicação, moda, design, esportes, entre outros e gostaríamos de ter seu blog como parceiro Avesso.

Acesse o nosso site www.avesso.com.br , e assista aos programas.

Caso tenha interesse, por favor entre em contato.

Um grande abraço.

Obrigado!

Ricardo Rosa
ricardo@avessotv.com.br
Tel. (11) 3578-0777
____________________
www.avesso.com.br