sábado, 18 de setembro de 2010

Mídias sociais?


"Precisamos entrar nas mídias sociais!" disse o diretor da grande indústria Y como quem diz: "É preciso ser moderno". Ninguém na empresa sabia direito o que eram as tais mídias ou redes sociais, mas ordens são ordens. Foram em frente seguindo o lema: manda quem pode, obedece quem tem juízo.

E a grande indústria Y mergulhou no mundo digital, virtual, on line pra valer. Só que esse era um mundo desconhecido, um emaranhado de conexões e influências,

manifestações...descontrole. Uau! Descontrole? Sim, senhor diretor, não basta parecer moderno, tem que pensar o novo, mudar percepções e mentalidades! Tem que ser 100% moderno.

A web não é fixa como um jornal impresso - que demora um mês para ser aprovado pela direção. Ela é dinâmica, veloz, questionadora e deixa rastro, registro, históricos interligando corações e mentes num mundo sem fronteiras. Mundo que não dorme, que não tem ponto final, apenas expansão, interface, conversa, interpretação...

E como é que fica a grande indústria Y que queria ser (ou só parecer) moderna e da boca pra fora, num surto de arrogância, resolveu ir além da publicação de um endereço eletrônico e lançou sua intrépida nau em mares nunca navegados? Orkut, Facebook, Twitter, Linkedin & Cia. só para citar os mais famosinhos. Não, não é moleza. É muito complicado e requer a palavra mágica: maturidade. Para aprender, para enfrentar riscos, inovar, traçar novas rotas...

Qual o grau de maturidade de sua organização para começar este movimento? No meu ponto de vista deve ser o mesmo grau de maturidade para começar a falar de sustentabilidade, por exemplo. O que as duas possuem em comum? A "transparência". Um atributo inquestionável para o mundo web e para o novo mundo da sustentabilidade.

Por isso: atenção! Alô, lideranças: só dá para ingressar nas "mídias socias" se for para valer, sabendo que este ainda é um oceano de interrogações. Águas que precisam ser cartografadas com seus recifes escondidos e suas correntezas mutantes, iguaizinhas como a tal da sustentabilidade, outra tendência bacana e atualmente na crista da onda.

Por isso, engraçadíssima e certeira a tirinha do Dilbert, que recebi de um amigo. E precisava compartilhar. Não sem antes escrever este post, deixando registrada minha opinião e meu rastro de comunicação nesse permanente redemoinho que é a web e suas "mídias sociais".

3 comentários:

Gisele Lorenzetti disse...

Gaulia,
Foi nas redes sociais que reencontrei vc...
Sobre o post, dez!!!
Fico só pensando até quando será possível considerar ser ou não "moderno". Muito brevemente estar nas redes sociais, DE VERDADE (com a tal transparência), será mandatório.
Abraços
Gisele Lorenzetti - LVBA Comunicação

Luiz Antônio Gaulia. disse...

Olá, Gisele! Essa é uma teia de relações mesmo! E as mídias sociais são como um tornado que nos atrai para seu turbilhão.
Obrigado pelo seu post.
Abraços.

Mnmosyne disse...

Olá,quero saber se pode e deseja fazer parte de Banca Examinadora na apresentação dos TCCs dos alunos de Jornalismo da UNG?

e-mail: vaniacardoso16@yahoo.com.br

Grata,

Vânia Coelho