sábado, 12 de março de 2011

Marca país?

Tudo virou produto. Inclusive os países. Grande consultorias de branding já estavam invetsindo nessa "imagem" nacional para transmitir o melhor de cada país. Fica assim como um rótulo de uma mercadoria: você dá uma olhada e já tem uma percepção a respeito. Já faz uma opinião, boa ou ruim, às vezes indiferente. E para que muitos países estão fazendo suas "marcas" seguindo a cartilha do branding estratégico? O mercado de turismo é um dos objetivos econômicos envolvidos nessa história.

O exemplo a seguir é do Perú. País vizinho ao Brasil e que tive oportunidade de visitar e conhecer um pouco de sua gente. O Perú lançou este mês sua nova "marca país". Vejam a antiga, com o pássaro, e a novíssima criada pela FutureBrand fazendo referência ao sítios arqueológicos e utilizando o vermelho como cor principal. Ou seja, se for para atrair turistas é muito provável que eles desejem receber visitantes interessados na sua história. este é um posicionamento inteligente para o "produto" turístico chamado Perú: se destacar dos outros países latino-americanos através da valorização cultural de seu passado.


Nenhum comentário: