terça-feira, 5 de julho de 2011

Crise de imagem.


A Light está passando por um momento difícil. Sua marca e sua reputação estão sendo dilapidadas em valor a cada nova explosão, a cada nova fumaça que aparece misteriosa e sinistra de dentro de um bueiro.

As sucessivas explosões estão em todos os jornais de hoje, parecendo uma triste novela que repete capítulos. É grave. Tem solução? Sim. Requer investimento pesado na manutenção da rede - o que não costuma agradar a muitos acionistas e investidores que buscam lucro sem risco e sem investimento.

Mas uma empresa com a tradição da Light não é de um dono só...todos os seus consumidores são donos dessa marca (mesmo porque não há opção de escolha ou concorrente para o cliente tipo pessoa física).

O melhor da empresa ainda é a sua equipe, seu capital humano. O RH continua com um trabalho de excelência, assim como a Comunicação, mas enquanto não se resolvem as questões operacionais nas instalações e nos bueiros da cidade, o moral do time fica baixo. Usar uniforme da empresa nestes dias deve ser bem difícil.

O problema maior: as vítimas humanas feridas nesses desastres. Não tem preço.

Agora, não seria mais do que hora de convocar a última diretoria da Light para dar explicações sobre essa crise?

6 comentários:

Anônimo disse...

O consumidor brasileiro tem muito pouco poder mesmo. Nem em casos onde existe concorrência, as empresas se preocupam em oferecer melhores serviços. Vide o caso das operadoras de celular. Parece que o único interesse é conquistar consumidores e não mantê-los. O fato é que as empresas contam com a lentidão da justiça brasileira e a fraca memória de nosso povo. No caso da Light é ainda pior, pois a empresa não pode ser punida pelos consumidores, já que não há a menor possibilidade de boicote. Abs. Alessandro.

Anônimo disse...

Escreve Olga Curado:
"Marcas, na sua essência visam sintetizar reputações. Reputações fortalecem a imagem. Imagem, reputação consolidam relações de confiança. A crise é essencialmente a perda de confiança na relação entre a pessoa ou organização com os seus públicos de relacionamento. Na prática é quando as ações deixam de se identificar com discurso."
Abçs.

Nathália Proença disse...

Como toda essa confusão, a Light perdeu a confiança do consumidor, que se sente enganado. Antes de mais nada, ela precisa respeitá-lo, trabalhando para o seu bem estar. Com a moral lá embaixo, a empresa terá um longo trabalho pela frente para fotalecer sua reputação perante o público.

Anônimo disse...

Prezado Gaulia:
De acordo com o site da empresa, temos duas informações valiosas. A imagem da Light nestes incidentes com bueiros será revitalizada quando tudo isso passar.
A empresa (de acordo com o site) está investindo pesado:
" Na rede subterrânea, os investimentos fazem parte do Plano de Modernização, que inclui renovação e capacitação de mão-de-obra, manutenção preventiva, monitoramento e na gestão dessa atividade. Num esforço para evitar a ocorrência de incidentes, a Light duplicou para 30,5 mil o número de inspeções em sua infraestrutura subterrânea entre 2009 e 2011. A empresa irá fechar este ano com mais de 4 mil equipamentos revistos ou substituídos."

Além disso, temos que relembrar que:

"Como apoio à política de pacificação de comunidades, desenvolvida pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, a Light já investiu na rede de distribuição cerca de R$ 18 milhões de reais nas comunidades Santa Marta, Chapéu Mangueira, Rocinha, Cidade de Deus, Cantagalo, e Pavão-Pavãozinho. Para este ano, estão previstos investimentos da ordem de R$ 52 milhões nas comunidades da Providência, Tabajaras, Formiga, Borel e Turano. Apenas no Santa Marta o investimento na nova rede foi de R$ 3 milhões, com 1.600 famílias beneficiadas."

Abraços, parabéns!
E.J.

Anônimo disse...

Professor:
Hoje, dia 15/07, saiu nos jornais que é a CEG quem tem vazamentos de gás e que podem ser as causas das explosões nos bueiros da Light.

Anônimo disse...

Um site interessante para mostrar que a Light não é a única responsável pelas explosões, pois a CEG também deixou de fazer suas manutenções, é o CONEXÃO LIGHT!

Busquem por: http://www.conexaolight.com.br/

A empresa está se esforçando!