terça-feira, 16 de agosto de 2011

As influências sobre a Comunicação Interna.



Diferentes empresas, diferentes negócios. Diferentes modelos mentais e culturais. As influências sobre a qualidade e a eficiência da comunicação interna são variadas. Um negócio de siderurgia é o oposto de uma rede de varejo, que é o oposto de uma fábrica de comida para cachorro.


O desafio, entretanto, parece ser o mesmo no final das contas: fazer a comunicação interna fluir para facilitar os processos de gestão, a integração de equipes, a solução de conflitos ou a aprendizagem organizacional entre outros objetivos estratégicos.


Numa visão mais abrangente, nada melhor do que um mapeamaento das influências que a comunicação interna sofre, incluindo também a qualidade da equipe responsável pela área, sua maturidade pessoal e profissional e, claro, os riscos potenciais que cada empresa possui.


A imagem é de uso livre.







Um comentário:

Anônimo disse...

Na verdade, a cultura de uma empresa pode ser compreendida ao se olhar a história dessa organização. A comunicação interna nesse sentido sofre a influência dessa cultura: do modo de agir, de operar - da prática de costumes e comportamentos existentes desde sua fundação.