quarta-feira, 31 de agosto de 2011

A Guerra do Post-it.




Das janelas da França para o mundo (em breve a onda chegará até nós) surge uma nova frente de batalha do marketing e da propaganda, a custo quase zero.



Trata-se da Guerra do Post-it (http://www.postitwar.com/) uma brilhante ação promocional para se consumir o Post-it, criada pela agência francesa de nome engraçado De Gustibus et Coloribus Agence Conseil en Comminication Digitale - especializada em ações na web e nas redes sociais. A estratégia toda começou com desenhos super transados, feitos com o famoso papelzinho adesivado da 3M e colados nas janelas, incentivando a moçada a fazer suas criações de papel e divulgar tudo pelas redes sociais.




Numa disputa para chamar a atenção, as vidraças foram surgindo cada vez mais apinhadas de mensagens, desenhos e colagens variadas feitas por anônimos atrás de seu segundo de fama virtual.



A ideia colou: a ação já foi divulgada pelos jornais do mundo todo (vamos lembrar que agora os jornalistas são os novos publicitários, achando que estão fazendo reportagem, quando na verdade estão fazendo é propaganda gratuita). E claro, blogueiros, como eu, também estão multiplicando os atributos da marca ao comentar o assunto.



Por certo, uma estratégia que une comunicação e resultado de maneira instantânea: gastando tanto Post-it assim os estoques vão ser reduzidos e o share of mind da marca vai ser alto. Aliás, a idéia desse produto da 3M é genial, assim como o Band Aid da Johnson. Simples e prático, para se usar no dia-a-dia.




Depois, a papelada colorida toda vai pro lixo, mas tudo bem...provavelmente outra novidade já vai estar no ar (ou nas janelas). Vamos aguardar. Num mercado competitivo, de estréias e inovação permanentes, a última novidade já nasce com obsolescência programada.






2 comentários:

Tatiana Maia Lins disse...

Gaulinha, vc viu a animação de post it da Melissa em Sampa? Acho que no final o "lixo" da ação da Melissa foi reciclado. Li isso em algum lugar.

http://comunicadores.info/2011/07/27/melissa-animacao-com-350-mil-folhas-post-it/

beijo!

Luiz Antônio Gaulia. disse...

Tati: Não, não tinha visto, mas a tendência é essa mesmo.
Recicle, Reutilize e...Reduza: os três R´s necessários.

Obrigado pelo comentário!
Abç
Gaulia