quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Comunicadores para uma sociedade sustentável.

Demorei um pouco para dar retorno sobre o encontro na PUC. Sou suspeito para falar, mas valeu a pena e já vamos pensar numa segunda rodada.


Transcrevo aqui algumas considerações vibrantes e iluminadas que surgiram no evento. A Prof. Dra. Patrícia Almeida Ashley trouxe, entre outras reflexões, a questão da "história do lucro". Qual é a história que o resultado econômico conta e por que um produto com péssima história e preço baixo acaba sendo consumido? A pergunta reflete nossa capacidade de questionar e de "sair da caverna conhecida" para romper paradigmas, transformar atitudes viciadas e criar uma nova realidade. Nossas opções de consumo e nossas escolhas, que muitas vezes passam despercebidas (ou inconscientes?), influenciam no sistema de produção e trabalho do mundo e influenciam também a concretização de uma sociedade sustentável de fato.


Nesse sentido, o Prof. Dr. Leonel Aguiar ressaltou o necessário "saber cuidar" quando eu, humildemente, coloquei a questão do cuidado na prática do comunicador, enquanto um influenciador cultural para uma sociedade sustentável. Leonel apontou que o cuidado é uma atitude permanente não somente nos detalhes técnicos da comunicação, mas na visão de um humanismo ecológico, quando também fez referência às Três Ecologias de Guattari.


Sonia Araripe, da Plurale, trouxe os cases recentes da Arezzo e da Zara para pontuar que a comunicação pode e deve estar presente no modelo de gestão, uma vez que como "profissionais atentos aos movimento do mundo" são capazes de detectar riscos antes que uma crise de reputação venha a acontecer.


A Profa. Marilene citou a questão da qualidade das relações como premissa, para um comunicador que seja atuante e presente na sociedade que busca caminhos para a sustentabilidade, apesar da complexidade do tema. E também da falta de uma definição teórica mais precisa.


O encontro está filmado e disponível no Portal PUC Digital, onde você leitor (a) encontra muito mais conteúdo e detalhes deste evento que faz parte da minha pesquisa de mestrado.

Um comentário:

Tatiana Maia Lins / Makemake disse...

O encontro foi super interessante sim, Gaulia! E eu não sou suspeita para falar! rsrsrs

Ainda há um longo caminho a ser percorrido, mas muitos passos já foram dados.

O link direto para a cobertura da PUC digital é http://puc-riodigital.com.puc-rio.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=11004&sid=145&tpl=view%5Fintegra%2Ehtm