sexta-feira, 2 de março de 2012

Seminários Internacionais Museu Vale (ES).



A Fundação Vale tem investido em programas de cultura e oportunidades de desenvolvimento territorial. O objetivo é buscar o fortalecimento das políticas públicas de cultura e promover a inclusão - em especial, de crianças e jovens.


O Museu Vale, em Vila Velha no Espírito Santo, faz parte da Fundação Vale e amplia o acesso da população aos bens culturais, à preservação das identidades culturais regionais e a valorização da memória e do patrimônio histórico brasileiro.


Entre os dias 14 e 18 de março, o Museu Vale vai promover a sétima edição dos Seminários Internacionais Museu Vale com o tema “Se essa rua fosse minha... – sobre desejos e cidades”. O tema fala da possibilidade do cuidar das cidades num mundo onde o homem habita predominantemente centros urbanos.


Nesse sentido, é urgente pensar em modos poéticos de se viver em cidades. Como diz Fernando Pessoa, professor da Universidade Federal do Espírito Santo e organizador do Seminário: "A questão da possibilidade de uma construção poética do espaço urbano surge da crítica à noção cartesiana do homem como consciência e do espaço como extensão geométrica, que estrutura a realidade dividida em sujeito e objeto. Não devemos pensar nem o homem nem o mundo como coisas já dadas, prontas e distintas – adverte Pessoa. Cabe ao homem cuidar de si construindo afetivamente o seu mundo. Afinal, nem o homem nem o mundo estão prontos, determinados; tudo está aberto a ser construído e reconstruído, pois a vida é regenerativa."

Inscrições somente pelo site www.seminariosmv.org.br

Nenhum comentário: