sábado, 21 de julho de 2012

Um bom mau exemplo.

Depois do post sobre o caso FIAT/Bandeirantes x ALANA, uma amiga minha me enviou o caso dos ovos de Páscoa da Skol, este sim, um verdadeiro mau exemplo de estratégia para conquistar clientes "desde criancinha". Como chocolate e ovos de Páscoa são guloseimas irresistíveis, um ovinho redondo como um Ovo de Páscoa da Skol traz risco certo para a criançada começar a gostar de cerveja (e álcool) desde pequeninos.


Vejo aqui uma decisão coerente do CONAR : exigir da cervejaria a retirada do produto de circulação e com ele o seu apelo abusivo ao consumo. Me parece muito mais correto do que a perseguição do Alana contra a Fiat. Aliás, o CONAR por ser órgão autoregulador da publicidade é o canal mais indicado para orientar fabricantes, consumidores e comunicadores nessa questão.

Mas, podemos  imaginar que em breve o próprio período da Páscoa vai ser questionado no seu "apelo comercial abusivo" para a criançada com seus coelhinhos de brinquedo, embalagens coloridas, formatos e sabores. Já pensou?

2 comentários:

Paulo Levi disse...

Caro Gáulia, corretíssimos o seu comentário e a ação do Conar. É inacreditável que a empresa responsável (?) tenha ido adiante com um projeto como esse. Não é questão de ser políticamente correto, mas apenas de ter um mínimo de bom senso.

Luiz Antônio Gaulia. disse...

Obrigado pelo comentário, Paulo. Nesse caso, realmente, a tática adotada não teve o merecido cuidado...Abs. LG