domingo, 2 de setembro de 2012

Como reverter uma crise de imagem.

A Spoleto conseguiu reverter o que seria uma crítica pesada ao seu estilo de atendimento, publicada pelo site Kibe Loco utilizando-se do bom humor e do senso de oportunidade. Sem colocar dinheiro nas mãos de seus advogados, para mover um processo judicial, a empresa "comprou" a crítica de maneira inteligente. Os donos da Spoleto entraram como patrocinadores da Kibe Loco e da série "Porta dos fundos" na qual o vídeo com a crítica ao sistema de atendimento da Spoleto está publicado.
 
 
 
 
Mas nada disso seria possível se não fosse a equipe de comunicação monitorar as redes digitais sociais e numa rápida leitura de cenários, perceber riscos e dar o alarme à liderança da Spoleto para o que poderia se tornar uma mega crise de imagem e reputação. Um exemplo de como uma postura inovadora e uma comunicação inteligente podem utilizar-se de maneira positiva da dinâmica com que o mundo digital atual trabalha a imagem das marcas. Nota 10 para a Spoleto!
 
Confira a repercussão:
 
 
 
 
 

2 comentários:

Tecelã disse...

Não estava sabendo desse imbroglio com o Spoleto. Aliás, há tempos não almoço lá. Nas primeiras vezes em que fui, me senti assim, pressionada, perdida no meio de tantos potinhos com ingredientes picadinhos e alguns quase irreconhecíveis. Depois elegi um prato (penne bambino)e só peço ele.
Adorei os vídeos e a sacação do Spoleto, que soube reverter a situação. Nada substitui a inteligência!

Luiz Antônio Gaulia. disse...

Segundo Mauro Segura, da IBM, que escreve no blog A Quinta Onda,para uma marca perder a reputação nas redes é simples.
Basta seguir os passos abaixo:
1- Faça sua empresa entrar nas redes sociais sem nenhum planejamento ou estratégia;
2- Designe uma pessoa despreparada para cuidar de tais mídias;
3- Trate e ameace seu cliente como se ele fosse um ignorante sem razão;
4- Negligencie o poder de repercussão que as mídias digitais oferecem;
5- No momento do apuro, simplesmente finja que não é com você e delete os perfis das mídias.

Diante disso, a SPOLETO deu um verdadeiro show de gerencimaneto de crise.