quinta-feira, 1 de maio de 2014

Zezão, embaixador da marca Vale.

Contar história e narrativas pessoais é um movimento que ganha cada vez mais exemplos em diferentes empresas. Comunicação institucional e estratégica é assim: fala da marca através dos stakeholders, pessoas que através de suas experiências individuais ou coletivas mostram as coisas boas que uma companhia ou um governo tem feito para compartilhar valor com a sociedade e com o mundo.



Sei que tudo parece mera propaganda e sei que sou suspeito para falar da Vale pois tenho uma admiração muito grande por esta marca não só pelos projetos que fiz como consultor mas também por ter trabalhado no Pará, quando a Alunorte ainda fazia parte da grupo.  E, claro, pelos (as) amigos (as) e profissionais que trabalham na empresa, de norte a sul do Brasil e também espalhados pelo planeta. Contudo, a verdade é que este filme, parte do novo conceito de comunicação da Vale ("Para um Mundo com novos Valores") é de uma extrema sensibilidade e acerta em cheio na proposta de humanizar uma empresa que sempre teve uma percepção de arrogância. 



Aliás, muitas grandes empresas e indústrias de base acabam tendo pelo seu gigantismo e poderio econômico, uma imagem de arrogantes e distantes. A Vale tem feito um esforço de comunicação e cultura, desde os tempo de Roger Agnelli e agora com Murilo Ferreira como CEO, para mudar essa percepção sobre sua marca trazendo bons exemplos como o deste filme. Nele, o Zezão, um "montador de insetos" da Reserva Natural da Vale é um verdadeiro embaixador da marca. Veja o filme clicando na imagem acima ou aqui mesmo.

Nenhum comentário: