sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Loja da M&M’s na China: a grande muralha de chocolate?



A M&M's abriu uma mega temática (ou "loja conceito") loja na China. Além de vender as famosas balinhas coloridas e achocolatadas M&M's também oferece ao público chinês toda sorte de lembranças e objetos com a marca. A proposta é ousada, como foi a mega loja da Barbie (que já fechou), tentando fisgar não só o paladar dos chineses oferecendo esse chocolatinho com carinhas engraçadas até de forma bastante pretensiosa como numa "grande muralha de chocolate"; mas também uma experiência integral de contato, sabor e estímulos através de roupas, lembranças, brinquedos e mascotes. Está tudo por lá em quantidade e variedade absurdas!



A aposta pode parecer tiro certo, uma vez que a China tem um mercado consumidor em expansão e ainda milhões de pessoas que não experimentaram a doçura desse produto - assim como de tantos outros. No mercado de chocolate, por exemplo, há apenas uma geração poucos eram os chinesinhos que conheciam marcas como Ferrero Rocher (a italianíssima Ferrari dos chocolates), a Nestlé ou mesmo a CadburyHoje esse mercado só cresce, não só entre as chamadas big five (Ferrero, Hershey, Nestlé, Cadbury e Mars - essa última a dona da marca M&Ms), como também com desconhecidas chinesas como a LeConte. 



É pagar pra ver que vai manter essa liderança e torcer para que o cacau não acabe diante de tanta demanda e de um consumismo voraz de chocolate, no mundo inteiro. 



Lembrando que a China é quase um mundo à parte com sua população gigantesca (sem esquecer que logo ali ao lado dos milhões de consumidores chineses, na própria Ásia, a Índia também tem um mercado promissor, pronto para devorar toneladas de chocolate). 

E aí, deu vontade de comer um chocolatezinho? 


Nenhum comentário: