segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Marlboro, agora sem nome. Inovação ou mais regulação?


Que a indústria de cigarros está cada vez mais cercada por uma série de regulações não era novidade e é por isso que adiantar-se à futuras regras, ainda mais complicadas e censoras, pode ser uma oportunidade para inovar e sair na frente dos concorrentes. Creio que foi exatamente isso que aconteceu com as embalagens dos cigarros da Marlboro. Com o recente sumiço da logotipia, nos pontos de venda da marca, restaram apenas a seta vermelha e a caixinha branca. O nome Marlboro ainda está impresso numa espécie de verniz que apenas se percebe muito de perto. 

Essa é uma proposta ousada, com certeza e uma mudança radical idêntica a da criação da própria logotipia, em 1955, pelo designer Frank Gianninoto (antes dele os maços eram vendidos em pacotes brancos).

Trabalhar apenas ícones gráficos e cores não é para qualquer marca. Tem que ter muita história para ser reconhecido assim apenas com cores e traços. Mas a Marlboro tem muita história e anos de estrada no segmento de cigarros. Certamente, este é um novo case para estudo se as vendas continuarem nos mesmos níveis - descontando a contra propaganda do Governo que já colocou os fumantes quase como criminosos, tendo que fumar em locais cada vez mais afastados ou difíceis, não é? 


2 comentários:

Anônimo disse...

Gaulia, não é seta...é bandeirola!

Blogger disse...

Are you paying over $5 / pack of cigs? I buy my cigarettes at Duty Free Depot and this saves me over 70% on cigs.