sábado, 10 de janeiro de 2015

Criatividade S.A.

Acabei de ler  "Criatividade S.A." de Ed Catmull, Presidente da Pixar Animation e Disney Animation, escrito em conjunto com a jornalista Amy Wallace. O texto traz a história da Pixar e a biografia de Edwin Catmull e também todo um modelo empresarial e de gestão que serve como uma aula para o leitor. As duas empresas são um exemplo fascinante de como um negócio não precisa ser mau humorado para ser um grande e inspirador negócio, ainda mais quando o trabalho é literalmente concretizar a fantasia e dar vida aos sonhos que encantem espectadores de diferentes faixas etárias, lugares e culturas. O livro nos fala como uma extrema competência empresarial se consagra em 25 anos de história ao assumir a "responsabilidade e a propriedade do próprio trabalho, a necessidade de autodisciplina" (Pg. 98) e ficando alerta para o uso de "palavras como qualidade e excelência (que) são tão mal empregadas que chegam à beira da falta de significado" (idem).


Algumas passagens são sensacionais. Falam sobre dificuldades financeiras vencidas com resiliência e muito talento. Outras nos dão lições que servem para o dia a dia de um gestor e também de comunicadores empresariais na árdua tarefa de construir pontes ou aprimorar relacionamentos. Trechos como repensar "constantemente modelos mentais para lidar com incertezas e mudanças" (Pg. 241) e "em geral as pessoas preferem falar a respeito do que deu certo do que daquilo que deu errado. O jogo é evitar o desprazer" (Pg. 222) bem como alertas do tipo "as pessoas pensam que os dados pintam um quadro completo levando-as a ignorar aquilo que não podem ver" (Pg. 226) vão compondo um quadro lúcido e útil para aprendermos mais sobre e com essas marcas - que eu considero admiráveis. Sou apaixonado por animação e desenhos desde criança e um fã dos estúdios Pixar e Disney e de seus filmes e personagens. Aproveitei e usei uma ferramenta do site deles para fazer a montagem abaixo com os personagens do Big Hero 6, novo filme da Disney com uso da animação da Pixar. 
 




Um comentário:

Anônimo disse...

pensar fora da caixa, criar e inovar...boa!