sexta-feira, 2 de junho de 2017

A saúde dos empregados e a sustentabilidade organizacional.




Sustentabilidade é uma palavra que tem sido utilizada em excesso pelo mundo corporativo. Muitas vezes com diferentes significados. Eu costumo explicar a sustentabilidade de forma prática e simples para alguns clientes e também para meus alunos. No meu entender, sustentabilidade tem a ver com o "cuidar". Saber e querer cuidar seria a definição mais fácil e prática para essa tal sustentabilidade.

A partir desse entendimento fica fácil perceber o título acima como um verdadeiro convite para o saber e o querer cuidar da saúde dos empregados, como um dos pilares fundamentais da busca pela sustentabilidade dentro de uma empresa. Se o plano de saúde é um dos benefícios mais valorizados pelos colaboradores a sua correta gestão impactam diretamente no clima de trabalho, na motivação e no engajamento das pessoas. Em momentos de retomada de investimentos na economia brasileira, os custos desses planos devem ser administrados de forma a prevenir gastos e evitar sustos na renovação anual de contratos com as operadoras.

O cuidar da saúde organizacional também passa efetivamente por campanhas de comunicação interna permanente que orientem e eduquem colaboradores no sentido de evitarem riscos desnecessários para a saúde individual. A empresa enquanto uma organização viva é reflexo direto das pessoas que nela trabalham, interagem e convivem durante várias horas por dia, todos os dias de trabalho. Um olhar atento e uma atitude cuidadosa sobre as pessoas que fazem a missão da empresa acontecer é um diferencial para qualquer marca que queira conquistar admiração e prestígio no mercado. Maior atração e retenção de talentos é uma consequência direta dessa ação.

Como você  leitor (a) pode perceber, a sustentabilidade não está tão distante assim do dia a dia organizacional. Grandes causas sociais e ambientais são importantes e geram um sentimento positivo de realização. Contudo, pessoas felizes e saudáveis trabalhando com ânimo e conscientes de que a liderança tem um compromisso com a saúde da organização e de cada colaborador sentem admiração pela marca e com certeza, muito orgulho de pertencer ao time. O resultado sempre se reflete na produtividade e na parte financeira, outro pilar básico da busca pela sustentabilidade. Pense nisso.

#sustentabilidade #gaulia #comunicacaocorporativa #saude #empresaviva #saudeempresarial   #cuidar #sabercuidar #querercuidar #care 


Visite: www.talkthewalk.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

A sustentabilidade começa dentro de casa, dentro da empresa. Os projetos sociais e ambientais são importantes mas tratar bem o funcionário é fundamental.